Small
Faces
Small
Faces foi uma banda britânica de rock and roll dos anos 60, liderada por Steve
Marriott e Ronnie Lane com Kenney Jones e o pianista Jimmy Winston. Eles eram
genuínos mods da East End e quase tomaram do The Who o posto de principal banda
mod do Reino Unido.
Historia
Steve
Marriott nasceu e foi criado no East End de Londres; ele transformou-se num
ator mirim de destaque, atuando como "The Artful Dodger" em uma
montagem inicial da peça Oliver! e aparecendo em dois filmes na adolescência,
um deles com Peter Sellers.
Lane
e Marriott se conheceram em 1965 quando Marriott trabalhava no J60 Music Bar,
em Manor Park; Lane foi até lá com seu pai Stan para comprar um baixo, conheceu
Marriot, levou o instrumento e foi mais tarde à casa dele para ouvir uns
discos. O coração da banda estava formado.
Recrutando
seus amigos Kenney Jones e Jimmy Winston, eles rapidamente progrediram dos
ensaios para apresentações em pubs e clubes noturnos, embora sua formação não
estivesse completa. Marriott ainda estava aprendendo a tocar guitarra, mas sua
voz explosiva chamava cada vez mais atenção. Eles foram ajudados pelo cantor
Elkie Brooks, que ficou impressionado com o poder vocal de Stevie,
recomendando-os à Maurice King, dono de um pub que começou a arranjar trabalho
para a banda em Londres e nos arredores.
Eles
foram chutados de sua primeira apresentação fora da cidade—um clube de
operários em Sheffield -- depois de apenas três músicas. Desapontados, eles
foram para um clube mod chamado Mojo Club ali perto e se ofereceram para tocar
gratuitamente, provocando sensação com suas músicas entre os frequentadores.
Durante uma residência no Leicester Square Cavern, eles tiveram o apoio crucial
de Sonny & Cher, que viviam em Londres na época e havia visto os Small
Faces em Sheffield.
O
grupo assinou contrato com o empresário Don Arden e com a gravadora Decca,
lançando alguns compactos mod/soul altamente energéticos pelo selo.
Seu
compacto de estréia foi "What'cha Gonna Do About It" em 1965, seguido
de "I've Got Mine". Winston foi chutado da banda, sendo substituído
pelo mais experiente Ian McLagan (ex-Artwoods) e eles entraram nas paradas de
sucesso com "Sha-La-La-La-Lee". O primeiro disco da banda, Small
Faces obteve sucesso considerável, enquanto a popularidade do grupo crescia,
com aparições cada vez mais frequentes em programas de TV e turnês incessantes
pelo país.
Mas
em 1966, apesar de ser um dos grupos que mais faturavam com shows no Reino
Unido e tendo alcançado diversas colocações na Top 40, eles não recebiam quase
nada de seu merecido dinheiro. Depois de uma briga com Arden (que tentou
intimidar os pais dos garotos dizendo que todos eram viciados em heroína), eles
romperam tanto com o empresário quanto com a Decca.
Os
Small Faces imediatamente conseguiram um contrato com a recém-formada
Immediate, formada pelo ex-empresário dos Rolling Stones Andrew Loog-Oldham.
Recebendo uma conta aberta nos estúdios Olympic em Barnes, Londres, a banda
progrediu rapidamente, trabalhando bem próximos ao engenheiro-de-som Glyn Johns
e lançando a partir daí vários clássicos.
O
primeiro compacto pela Immediate foi o audacioso "Green Circles",
claramente influenciado pelo uso de drogas, e que (para a satisfação da banda)
conseguiu escapar à censura apesar de suas referências explícitas à
anfetaminas. Um inovador álbum de mesmo nome se seguiu, e embora não tenha
alcançado tantas vendas, foi aclamado por vários outros músicos, excercendo
forte influência em grupos além-mar como as bandas australianas The Masters
Apprentices, The Twilights e Sherbet.
O
compacto "Itchycoo Park", lançado em 1967, tornou-se uma das músicas
mais conhecidas dos Small Faces, obtendo grande sucesso nos Estados Unidos.
Também foi a primeira gravação britânica a usar phasing, um efeito criado pelo
engenheiro-de-som Geoge Chkiantz em 1966. Em seguida veio o avassalador
épico-soul "Tin Soldier" (gravado com a cantora P.P.Arnold), que
permanece como uma de suas melhores canções e indubitavelmente um dos melhores
compactos pop da década.
A
carreira da banda emplacou com o clássico psicodélico Ogden's Nut Gone Flake em
1968. O LP consistia de cinco canções no Lado A e um conto de fadas psicodélico
no Lado B sobre as aventuras de "Happiness Stan", narrado pelo
comediante Stanley Unwin. Os críticos aclamaram e as vendagens foram ótimas,
mas assim como os Beatles e seu Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, os Small
Faces foram confrontados com o problema de ter criado uma obra-prima no estúdio
que era praticamente impossível de ser apresentada ao vivo.
Eles
ainda alcançariam outro sucesso com "Lazy Sunday", que foi lançado
contra a vontade da banda.
Marriott
deixou abruptamente os Small Faces em 1969, frustrado com a incapacidade do
grupo de se livrar de sua imagem pop, formando uma nova banda, Humble Pie, com
Peter Frampton. A última música lançada na carreira da banda é a folk "The
Universal", gravada com adições no estúdio por cima de uma gravação feita
em um toca-fitas por Marriott em seu quintal tocando violão.
Um
compacto e álbum "póstumos", The Autumn Stone, foram lançados no ano
seguinte, e incluíam seus principais sucessos pela Immediate, além de gravações
ao vivo e sobras de estúdio.
Lane,
Jones e McLagan logo juntaram forças com o ex-vocalista do Jeff Beck Group Rod
Stewart e Ron Wood. Eles ainda lançariam mais um disco como Small Faces antes
de se tornarem simplesmente The Faces e mais tarde Rod Stewart & The Faces.
QUER APRENDER A TOCAR VIOLAO CLICK NO LINK ABAIXO E VEJA O CURSO
COMPLETO SEM SAI DE CASA
QUER APRENDER A CANTAR OU APERFEIÇOAR SUA VOZ CLICK NO LINK
ABAIXO E CONHEÇA O CURSO SEM SAIR DE CASA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário